quarta-feira, 16 de novembro de 2011

“À bom português...isto vai se andando”



“À bom português...isto vai se andando”

Isto vai amigo... isto vai amigo,

vai se andando como bom português que somos,

como uma nuvem que passa e que se queixa, chovendo,

comigo no meio da multidão que me ignora

e o meu amor que não chega nem chora,

e que nunca me vê, não me sente nem ri nem me cora...

porque confunde as minhas lágrimas com a água da chuva,

que cai e se transformam em sal neste meu rosto inocente,

entre relâmpagos, raios, trovões e trovoadas,

no meio da confusão vejo o arco-íris,

numa balbúrdia de cores, esbatidas mas sentidas, porque não vejo bem!

pois elas sabem bem que sou um cegueta,

tal como a multidão que não me dá a mão,

que nunca conseguiu ver o arco-íris, tal como ele é,

porque nunca o encontrei no meio da multidão e sempre algures do nada,

que encanta e preenche a imensidão do meu olhar, por momentos,

mas naquele dia tudo parecia diferente

avistei aquela tiras luz e de esperança de as alcançar, algures,

como uma lança, o arco-íris formoso, que via mas não o sentia,

que outrora foi tempestade e agora é uma bonança...

como uma dança de para se libertar

até quando amigos, não sei?

só sei que isto vai amigos, isto vai...

um dia melhor que outro

vai se andando e caminhando

na direcção de algures por aí andando,

como o Dom Quixote que andava com a sua lança e com seu amigo Sancho Pança

à procura de alcançar uma aventura,

numa bonança, que é aquele arco-íris que fica como uma sanca, pendurado,

ligado aos céus através do meu olhar, fixo, que mesmo assim não o apanha,

como o Dom Quixote com o seu archote de sabão,

que vai dançando ao som da multidão,

que lhe é indiferente e o ignora, mas o adora,

toda a magia da viagem que encanta

o desconhecido da aventura maravilha e fantasia,

da tempestade de tornar a guerra em paz, com as cores do arco-íris,

garridas que parecem tiras de algodão,

que nunca mais acabam e que ficam a parirar pelo horizonte...

isto vai amigos isto vai, vai se andando,

à procura de algo que nos mova nesta vida, que nos vai cercando...


Francisco Júnior - 8 de Julho de 2011

Sem comentários: