sábado, 19 de junho de 2010

“José Saramago morreu”



Houve-se as árvores a chorar,

e o meu coração também chora em silêncio por ti,

cai uma lágrima de emoção e recorda-se,

e porque os homens também choram,

começo a chorar e não me importo, revolto-me com a morte,

deixei de falar com ela para que saibas

já te li mas sempre em poesia, talvez incompreendida tal como os poetas,

e não muito conhecida,

confesso que nunca foste o meu eleito, mas tinha orgulho em ti,

pela frontalidade e a maneira de abordar os temas,

não consigo controlar, emocionei-me com a tua partida,

e assim te presto uma última homenagem sentida,

escrevo este poema, que não é mais que um texto de despedida,

um desabafo, uma revolta,

como queiras chamar, é a minha escrita,

são pasmos e desabafos de palavras soltas,

que junto e dou vida para ti neste momento, na forma como vejo a poesia,

a criatividade que está em mim, em forma de emoção,

o que me vai na alma, compreendida ou não?

não será isto uma verdadeira homenagem à pessoa?

tu merecias mais, um mar de gente uma multidão, onde elas estão?

as minhas lágrimas não te chegam nem a minha mágoa pela perda

para além da tua integridade como homem, que idolatro,

a lealdade aos princípios, tal como a amizade e outros tão básicos

mas que se perdem a todo o vapor nesta Sociedade do século XXI

que me revolta mas mantenho-me imóvel,

atado pelos lobbies sociais e culturais,

que não nos deixam crescer,

a sociedade na era do isolamento e do individualismo,

o oposto dos ideias que acreditavas,

e ainda falam do comunismo?

porque aquele que não vê é cego

mas há cegos a verem mais do que aqueles que vêem!

Bem-haja amigo Saramago, descansa em paz na tua árvore!

Um grande abraço do amigo anónimo e poeta,
P’lo Francisco Júnior
Vasco Piçarra

Sábado, 19 de Junho de 2010

1 comentário:

Saozita disse...

Vasco,sem dúvida perdeu-se um grande vulto da cultura Portuguesa, um cidadão do mundo.Ficou o seu legado, a sua OBRA. Polémico, porque incisivo e acutilante nas opiniões manifestadas em defesa do povo,

"Aqui na Terra a fome continua, / A miséria, o luto, e outra vez a fome.",

opiniões pessoais sobre religião, "Na sua passagem por Roma em 14 de Outubro de 2009, Saramago chamou Joseph Alois Ratzinger, actualmente conhecido como Papa Bento XVI, de "cínico", dizendo que a "(...)insolência reaccionária" da Igreja Católica precisa ser combatida com a "insolência da inteligência viva(...)".

"(...) Não podemos permitir que a verdade seja ofendida todos os dias por supostos representantes de Deus na Terra, os quais, na verdade, só têm interesse no poder(...)"

as criticas a Israel relativamente à opressão aos palestinianos, que agem de forma brutal e cruel, tendo-se esquecido, que os seus antepassados também tinham sido perseguidos.
"(...)o fascismo está a crescer na Europa e mostrou-se convencido de que, nos próximos anos "atacará com força".

Por isso, ressaltou, "temos que nos preparar para enfrentar o ódio e a sede de vingança que os fascistas estão a alimentar".

Por tudo isso amado por muitos e injuriado por outros. O mérito de Saramago, é sem dúvida reconhecido pelos admiradores e pelos seus detractores, como nos foi possível constatar nos diferentes noticiários por este mundo fora.

Á família enlutada as minhas sinceras condolências.

Portugal e o Mundo ficaram mais pobres!

Tenha um bom Domingo
Bj